arrow_upward

Apresentação


O Glossário Terminológico da COVID-19 é resultado de pesquisa científica, voluntária, realizada por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade de Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Brasilia - e da Università di Pisa com a finalidade de oferecer à sociedade brasileira informações e conhecimento sobre a pandemia de 2020, por meio dos termos relacionados à doença.

O glossário é informatizado, gratuito e centrado no seguinte público-alvo: população brasileira, jovens e adultos, profissionais da saúde, pesquisadores, jornalistas e estrangeiros residentes no Brasil, entre outras pessoas não citadas explicitamente aqui.

A obra apresenta as variações linguísticas dos termos de modo sistemático e, ainda, inclui os equivalentes em língua inglesa e em língua italiana. A inclusão das línguas estrangeiras ocorreu para demonstrar a padronização da terminologia internacional sobre o tema, a inglesa por ser de circulação mundial e a italiana por ser a língua de um dos primeiros países com número significativo de casos confirmados e de óbitos pelo vírus da Síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 - (SARS-CoV-2), como é conhecido tecnicamente. Para melhor utilização do glossário, recomenda-se a leitura do Guia de uso.

O projeto foi elaborado com base na Proposta metodológica para a elaboração de léxicos, dicionários e glossários de Faulstich (2001) e nos modelos de Cruz (2005, 2013) e de Maia-Pires (2009, 2018); teve a colaboração da Empresa Júnior de TI - CODAMAIS - do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (IFB-CBRA) e da Biblioteca do Campus Brasília.




Autoras


  • Profa. Dra. Cleide Lemes da Silva CRUZ
    Instituto Federal de Brasília

  • Profa. Dra. Flávia de Oliveira MAIA-PIRES
    Universidade de Brasília

  • Profa. Dra. Monica LUPETTI
    Università di Pisa

Parceiros

IFB UNB Faculdade de Pisa
Biblioteca IFB CodaMais CodaMais
IFB  UNB Faculdade de Pisa Biblioteca IFB
CodaMais CodaMais

Fale Conosco!


Sugestões, comentários e críticas para o aperfeiçoamento do conteúdo são bem-vindas por meio do e-mail: contato@lexic.com.br





    Resultados para a C
  • label_importantcapote
    capote n. m.

    Vestimenta utilizada por profissionais de saúde, comprida, de mangas longas, com punho de material ajustável, com abertura nas costas e com tiras ou faixas para ajustá-la à cintura e ao pescoço, confeccionada em tecido não tecido (TNT) de polipropileno, não-alergênico, impermeável, e descartável para protegê-los da exposição de fatores de risco à segurança e à saúde durante o manuseio de pacientes da COVID-19.

    Após a remoção do capote deve-se imediatamente proceder à higiene das mãos para evitar a transmissão dos vírus para o profissional, pacientes e ambientes (Doc.S.MS.Br).

    Ing. disposable gowns ; Ita. camice monouso ;
  • label_importantcaso confirmado
    caso confirmado n. m.

    Caso em que a pessoa apresenta evidências definitivas do agente etiológico compatível com a COVID-19 por meio de exames clínicos e laboratoriais (adapt.Doc.S.bvsms.Br).

    Alguns casos confirmados ou suspeitos para o novo coronavírus podem não necessitar de hospitalização, podendo ser acompanhados em domicílio pela APS (Site.MG.MS.gov.BR).

    Ing. confirmed case ; Ita. caso confermato ;
    ▶ caso provável; caso descartado; caso suspeito
  • label_importantcaso descartado
    caso descartado n. m.

    Caso em que a pessoa apresenta sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19, porém o exame laboratorial acusou outro agente etiológico ou resultado negativo para SARS-CoV-2 (adapt.Doc.S.CFF.Br).

    Pessoas com SG e exame negativo para COVID-19 são consideradas casos descartados (Doc.S.ufmg.Br).

    Ing. discarded cases ; Ita. caso scartato ;
    ▶ caso confirmado; caso suspeito; caso provável
  • label_importantcaso provável
    caso provável n. m.

    Caso em que a pessoa apresenta sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19, mas sem evidências definitivas laboratoriais, após ter realizado exames, ou que tenha tido contato com algum caso confirmado (adapt.Doc.S.bvsms.Br).

    Será considerado caso provável de infecção humana pelo SARS-CoV-2 o caso suspeito que apresente resultado laboratorial inconclusivo para SARS-CoV-2 OU com teste positivo em ensaio de pan-coronavírus (Doc.S.ufrj.Br).

    Ing. probable case ; Ita. caso probabile ;
    ▶ caso confirmado; caso descartado; caso suspeito
  • label_importantcaso suspeito
    caso suspeito n. m.

    Caso em que a pessoa apresenta sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19, sem evidência alguma de exames laboratoriais (adapt.S.bvsms.MS.gov.BR).

    Todos os casos suspeitos deverão ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento, avaliação e tratamento (Doc.S.MS.gov.BR).

    Ing. suspect case ; Ita. caso sospetto ;
    ▶ caso confirmado; caso descartado; caso provável

    *De acordo com a o Ministério da Saúde são considerados caso suspeito de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) se a pessoa se enquadrar nas seguintes situações: Situação 1: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para resp.

  • label_importantcepa
    cepa n. f.

    Descendentes de um vírus com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas (adapt.S.medicinanet.Br).

    O novo coronavírus (SARS-CoV-2), descoberto em dezembro de 2019, faz parte de uma nova cepa de coronavírus que ainda não havia sido identificado em humanos (S.Butan.gov.BR).

    Ing. strain ; Ita. ceppo, stipite virale ;
    ▶ novo coronavírus; coronavírus; SARS-CoV-2
  • label_importantcloroquina
    cloroquina n. f.

    Medicamento indicado para profilaxia e tratamento de artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária, de uso de controle especial, cuja a base de composição é difosfato de cloroquina (adapt.BulaCl).

    No dia 26 de março, o Ministério da Saúde do Brasil aprovou o uso de cloroquina para casos graves de COVID-19. ( Doc.S.MS.Br).

    Ing. chloroquine ; Ita. clorochina ;

    *1. Segundo pesquisadores, até o momento, não há comprovação de que a utilização da Cloroquina em pacientes infectados seja eficaz no tratamento da COVID-19, ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus..

    *2. A cloroquina foi descoberta em 1934 por Hans Andersag..

  • label_importantcomorbidade
    comorbidade n. f.

    Presença de doenças coexistentes ou adicionais que podem agravar o quadro clínico de indivíduos afetados pela COVID-19, possibilitando risco de morte (adapt.DecS).

    A maior parte dos casos em que ocorreu óbito foi em pacientes com alguma comorbidade pré-existente (S.sau.gov.br).

    Ing. comorbidity ; Ita. comorbidità ;

    *De acordo com o Ministério da Saúde, as comorbidades que mais afetam os pacientes da COVID-19 são: diabetes, hipertensão, asma, doença pulmonar crônica e imunodeficiência.

  • label_importantcontenção comunitária
    contenção comunitária n. f.

    Medida de prevenção contra a COVID-19 que restringe a interação entre pessoas e interrompe qualquer atividade por um curto período, com exceção de saídas para atividades essenciais como comprar mantimentos ou remédios (www.ufrgs.br).

    A contenção comunitária inclui medidas que vão do aumento do distanciamento social à quarentena em toda a comunidade (www.ufrgs.br).

    Ing. lockdown ; Ita. lockdown ;
  • label_importantcoronavírus
    coronavírus n. m.

    Família de vírus, com forma semelhante a uma coroa, que causam infecções respiratórias leves, moderadas ou graves (adapt.S.MS.gov.BR).

    Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa, mas já se sabe que a transmissão é menos intensa que do vírus da gripe (S.SecBA.).

    Ing. coronavirus ; Ita. coronavirus ;

    *Os primeiros coronavírus em humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa (Site.MS.gov.BR).

  • label_importantCoV.
    CoV. n. m.

    Abreviatura de coronavírus.

    Período de incubação dos CoV: média de cinco (5) dias, podendo chegar até dezesseis (16) dias (S.MS.gov.BR).

    Ing. CoV ; Ita. CoV ;
    ▶ Coronavírus; SARS-CoV-2; MERS-CoV
  • label_importantCOVID-19
    COVID-19 n. f.

    Doença causada pelo coronavírus - 2019.

    Como a COVID-19 é uma doença que afeta o sistema respiratório, seus sintomas estão, principalmente, relacionados a esse sistema, o que a torna semelhante, muitas vezes, a uma gripe ou resfriado (Site.esc.uol.BR).

    Ing. COVID-19 ; Ita. COVID-19 ;
    ▶ Síndrome respiratória aguda grave por coronavírus; doença pelo coronavírus - 2019; SARS-CoV-2
  • label_importantcurva de contágio
    curva de contágio n. f.

    Curva epidemiológica.

    A estratégia tem sido bem sucedida até o momento, já que a curva de contágios está estabilizada e a taxa de mortalidade está relativamente baixa (Not. S. GazPovo. Br).

    Ing. contagion curve ; Ita. curva del contagio ;
    ▶ curva epidêmica; curva epidemiológica
  • label_importantcurva epidêmica
    curva epidêmica n. f.

    Curva epidemiológica.

    Esperamos com isso, uma maior adesão da população para que possamos atenuar o crescimento da curva epidêmica aqui no Estado, reduzindo o número de casos e de óbitos em dias posteriores (Doc. S. Sec.S.PE. Br).

    Ing. epidemic curve ; Ita. curva epidemica ;
    ▶ curva de contágio; curva epidemiológica
  • label_importantcurva epidemiológica
    curva epidemiológica n. f.

    Diagrama estatístico que demonstra a evolução de uma epidemia ou de uma pandemia em um eixo cartesiano, considerando o número de pessoas infectadas pelo vírus no decorrer do tempo, em uma determinada região.

    Diante da análise dos dados e da experiência acumulada dos grupos de trabalho, é importante a reflexão sobre os dados da curva epidemiológica, se, de fato, o quantitativo analisado de notificações é reflexo da realidade ou indício da existência de municíp (Doc. S. Sec. S.BA. Br).

    Ing. epidemiological curve ; Ita. curva epidemiologica ;
    ▶ curva de contágio; curva epidêmica