arrow_upward

Apresentação


O Glossário Terminológico da COVID-19 é resultado de pesquisa científica, voluntária, realizada por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade de Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Brasilia - e da Università di Pisa com a finalidade de oferecer à sociedade brasileira informações e conhecimento sobre a pandemia de 2020, por meio dos termos relacionados à doença.

O glossário é informatizado, gratuito e centrado no seguinte público-alvo: população brasileira, jovens e adultos, profissionais da saúde, pesquisadores, jornalistas e estrangeiros residentes no Brasil, entre outras pessoas não citadas explicitamente aqui.

A obra apresenta as variações linguísticas dos termos de modo sistemático e, ainda, inclui os equivalentes em língua inglesa e em língua italiana. A inclusão das línguas estrangeiras ocorreu para demonstrar a padronização da terminologia internacional sobre o tema, a inglesa por ser de circulação mundial e a italiana por ser a língua de um dos primeiros países com número significativo de casos confirmados e de óbitos pelo vírus da Síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 - (SARS-CoV-2), como é conhecido tecnicamente. Para melhor utilização do glossário, recomenda-se a leitura do Guia de uso.

O projeto foi elaborado com base na Proposta metodológica para a elaboração de léxicos, dicionários e glossários de Faulstich (2001) e nos modelos de Cruz (2005, 2013) e de Maia-Pires (2009, 2018); teve a colaboração da Empresa Júnior de TI - CODAMAIS - do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (IFB-CBRA) e da Biblioteca do Campus Brasília.




Autoras


  • Profa. Dra. Cleide Lemes da Silva CRUZ
    Instituto Federal de Brasília

  • Profa. Dra. Flávia de Oliveira MAIA-PIRES
    Universidade de Brasília

  • Profa. Dra. Monica LUPETTI
    Università di Pisa

Parceiros

IFB UNB Faculdade de Pisa
Biblioteca IFB CodaMais CodaMais
IFB  UNB Faculdade de Pisa Biblioteca IFB
CodaMais CodaMais

Fale Conosco!


Sugestões, comentários e críticas para o aperfeiçoamento do conteúdo são bem-vindas por meio do e-mail: contato@lexic.com.br





    Resultados para a I
  • label_importantimunidade de rebanho
    imunidade de rebanho n. f.

    Resistência biológica adquirida pela população ao SARS-CoV-2

    A imunidade de rebanho ocorre quando um contingente populacional cada vez maior tem anticorpos para derrotar o vírus antes mesmo que ele se instale e possa se reproduzir e se espalhar, o que pode levar ao fim da pandemia (Doc.S.SecSP.Br ).

    Ing. herd immunity ; Ita. immunità di gregge ;
  • label_importantimunização
    imunização n. f.

    Processo de adquirir resistência a doenças infecciosas associadas a agentes epidemiológicos de modo natural ou artificial

    O que se sabe da COVID-19 é que ela é uma infecção viral extremamente contagiosa e que ainda não possui medicação específica e vacina para imunização da população. (Doc.SecCE.Br).

    Ing. immunization ; Ita. immunizzazione ;
  • label_importantimunização de rebanho
    imunização de rebanho n. f.

    Processo de adquirir resistência a doenças infecciosas por meio de vacinação ou contaminação de grande percentual da população com a finalidade de interromper o ciclo de contágio, proteger os não imunizados e erradicar a doença

    O conceito de imunização de rebanho é bastante difundido para controlar doenças por meio de vacinação, entretanto, sem uma vacina para o novo coronavírus, alguns líderes chegaram a defender uma abertura para alcançar a imunidade de rebanho (Not.S.estadão.Br).

    Ing. immunizzazione di gregge ; Ita. immunizzazione di gregge ;
  • label_importantincubação
    incubação n. f.

    Período entre a contaminação da pessoa pelo vírus e a manifestação da doença (adapt.DTME).

    Em um primeiro momento, a estimativa do período de incubação foi feita a partir de informações sobre outras doenças causadas pela família dos coronavírus, como SARS e MERS, que indicava 14 dias (Doc.S.Butan.Br).

    Ing. incubation ; Ita. incubazione ;
  • label_importantinfecção respiratória
    infecção respiratória n. f.

    Infecção ou doença que ocorrem no trato respiratório, tanto superior como inferior, nas quais há a obstrução da passagem do ar, tanto a nível nasal quanto a nível bronquiolar e pulmonar, provocada por micro-organismos como vírus, bactérias ou fungos (adapt.Doc.fiocruz.Br).

    O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias (Doc.S.ufrrj.Br).

    Ing. respiratory infection ; Ita. infezione respiratoria ;
  • label_importantintubação
    intubação n. f.

    Procedimento de vias aéreas em que se introduz um tubo na traqueia para manter a respiração de paciente com síndrome respiratória aguda (adapt.Doc.S.MV.Br).

    Máscaras de Proteção Respiratória do tipo N95 PFF2 têm seu uso restrito ao Profissional da Área de Saúde (PAS) em situações de potencial contaminação por aerossóis (intubação orotraqueal; aspiração e manejo de vias respiratórias) (S.SBGG.org.br).

    Ing. intubation ; Ita. intubazione ;
  • label_importantisolamento
    isolamento n. m.

    Medida governamental de prevenção contra a COVID-19 que afasta pessoas doentes ou pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 de pessoas saudáveis por determinado período, em um ambiente controlado, para evitar a contaminação e a propagação do coronavírus (adapt.DOU).

    O médico entra no quarto de isolamento e solicita ao paciente que coloque a máscara cirúrgica até que sejam feitas as orientações das medidas de biossegurança (Doc.S.MS.Br).

    Ing. isolation ; Ita. isolazione ;
  • label_importantisolamento domiciliar
    isolamento domiciliar n. m.

    Medida de prevenção contra a COVID-19 que estabelece o isolamento individual de pessoa diagnosticada como caso confirmado que apresenta sintomas leves (adapt. S. MS. Br).

    Identificação de caso suspeito de Síndrome Gripal e de COVID-19 Medidas para evitar contágio na UBS Estratificação da gravidade da Síndrome Gripal Casos leves: manejo terapêutico e isolamento domiciliar (Doc.S. MS. Br).

    Ing. home isolation ; Ita. isolamento domiciliare ;

    *As orientações da medida incluem a restrição de isolamento da pessoa infectada em um único quarto/banheiro durante o período de recuperação, a proibição de sair em público por um período de 14 (quatorze) dias em média..

  • label_importantisolamento horizontal
    isolamento horizontal n. m.

    Medida governamental de prevenção contra a COVID-19 em que a população deve permanecer isolada, reduzindo a circulação de pessoas de todos os setores da sociedade, paralisando a maior parte da atividade econômica não essencial, para diminuir a velocidade de propagação do SARS-CoV-2 (adapt. S. MS. Br).

    A estratégia, conhecida também como isolamento horizontal, é mais eficiente em combater a propagação do vírus, mas tem sérios impactos na economia (Not.S.Abril. Br).

    Ing. strict isolation ;
    ▶ Distanciamento Social Ampliado
  • label_importantisolamento social
    isolamento social n. m.

    Medida de prevenção contra a COVID-19 que determina a permanência de indivíduos em ambientes limitados, restringindo a interação entre pessoas de uma comunidade para reduzir a propagação do vírus SARS-CoV-2 (Doc.S.MS.Br).

    Os cuidados com a higiene e o respeito ao isolamento social têm sido fundamentais para diminuir a transmissão da Covid-19 (Doc. S. SecCE. Br).

    Ing. social isolation ; Ita. isolamento sociale ;
    ▶ distanciamento social
  • label_importantisolamento vertical
    isolamento vertical n. m.

    Medida governamental de prevenção contra a COVID-19, em que apenas pessoas do grupo de risco permaneçam isoladas das atividades sociais, ocorrendo um reabertura da maior parte da atividade econômica de acordo com os protocolos estipulados pela Vigilância sanitária, para diminuir a velocidade de propagação do SARS-CoV-2 (adapt. S. MS. Br).

    O DSS é chamado popularmente de isolamento vertical (Not.S.Abril. Br).

    Ing. relaxed isolation ;
    ▶ Distanciamento Social Seletivo

    *Dentre os protocolos estipulados pela Vigilância sanitária estão o uso obrigatório de máscaras; fornecimento de álcool em gel e aferição da temperatura corporal por meio de termômetro, sem contato físico.