arrow_upward

Apresentação


O Glossário Terminológico da COVID-19 é resultado de pesquisa científica, voluntária, realizada por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade de Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Brasilia - e da Università di Pisa com a finalidade de oferecer à sociedade brasileira informações e conhecimento sobre a pandemia de 2020, por meio dos termos relacionados à doença.

O glossário é informatizado, gratuito e centrado no seguinte público-alvo: população brasileira, jovens e adultos, profissionais da saúde, pesquisadores, jornalistas e estrangeiros residentes no Brasil, entre outras pessoas não citadas explicitamente aqui.

A obra apresenta as variações linguísticas dos termos de modo sistemático e, ainda, inclui os equivalentes em língua inglesa e em língua italiana. A inclusão das línguas estrangeiras ocorreu para demonstrar a padronização da terminologia internacional sobre o tema, a inglesa por ser de circulação mundial e a italiana por ser a língua de um dos primeiros países com número significativo de casos confirmados e de óbitos pelo vírus da Síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 - (SARS-CoV-2), como é conhecido tecnicamente. Para melhor utilização do glossário, recomenda-se a leitura do Guia de uso.

O projeto foi elaborado com base na Proposta metodológica para a elaboração de léxicos, dicionários e glossários de Faulstich (2001) e nos modelos de Cruz (2005, 2013) e de Maia-Pires (2009, 2018); teve a colaboração da Empresa Júnior de TI - CODAMAIS - do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (IFB-CBRA) e da Biblioteca do Campus Brasília.




Autoras


  • Profa. Dra. Cleide Lemes da Silva CRUZ
    Instituto Federal de Brasília

  • Profa. Dra. Flávia de Oliveira MAIA-PIRES
    Universidade de Brasília

  • Profa. Dra. Monica LUPETTI
    Università di Pisa

Parceiros

IFB UNB Faculdade de Pisa
Biblioteca IFB CodaMais CodaMais
IFB  UNB Faculdade de Pisa Biblioteca IFB
CodaMais CodaMais

Fale Conosco!


Sugestões, comentários e críticas para o aperfeiçoamento do conteúdo são bem-vindas por meio do e-mail: contato@lexic.com.br





    Resultados para a S
  • label_importantSARS-CoV
    SARS-CoV n. m.

    Tipo de coronavírus que causou a síndrome respiratória aguda grave por coronavírus, originada na China, em 2002.

    Dentro dessa família [de coronavírus], existem variações do vírus, como o Sars-CoV e Mers-CoV, que são conhecidas pelos cientistas (Doc.S.MS.Br).

    Ing. SARS-CoV ; Ita. SARS-CoV ;
    ▶ CoV; MERS-CoV; nCoV; coronavírus
  • label_importantSARS-CoV-2
    SARS-CoV-2 n. m.

    Tipo de coronavírus que causa a COVID-19.

    Conduta uniforme é sugerida para todos os casos de SG no contexto da APS/ESF, dada a impossibilidade de atestar com 100% de segurança se a SG é causada pelo SARS-CoV-2 ou por outro vírus (Doc.S.MS.Br).

    Ing. SARS-CoV-2 ; Ita. SARS-CoV-2 ;
    ▶ coronavírus; síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2
  • label_importantSG
    SG n. m.

    Sigla de Síndrome gripal.

    Caso alguém do domicílio apresentar sintomas de SG , iniciar com os mesmos cuidados de precaução para pacientes e solicitar atendimento na sua UBS (Doc.S.MS.Br).


    ▶ síndrome gripal
  • label_importantsíndrome gripal
    síndrome gripal n. f.

    Desequilíbrio no estado de bem-estar biológico do indivíduo, causado normalmente por vírus, apresentando febre de início súbito, tosse e dor de garganta e ao menos um sintoma como cefaleia, mialgia, artralgia, coriza e obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico (adapt.- Doc.S.MS.Br).

    O quadro clínico inicial da doença é caracterizado como síndrome gripal, no entanto, casos iniciais leves, sub-febris, podem evoluir para elevação progressiva da temperatura e a febre ser persistente além de 3-4 dias, ao contrário do descenso observado no (Site.MS.org.BR).

    Ing. flu syndrome ; Ita. sindrome influenzale ;
  • label_importantsíndrome respiratória aguda grave
    síndrome respiratória aguda grave n. f.

    Doença respiratória infecciosa causada por vírus, bactérias ou parasitas, transmitida para a população humana com morbimortalidade significativa, cujos sintomas são febre, tosse e falta de ar, que podem incluir diarreia, náuseas, vômitos, pneumonia ou insuficiência renal nos casos mais graves (adapt.Doc.S.MS.Br).

    Previamente a 2019, duas espécies de coronavírus altamente patogênicos e provenientes de animais (SARS e MERS) foram responsáveis por surtos de Síndromes respiratórias agudas graves (Doc.S.MS.Br).

    Ing. severe acute respiratory syndrome ; Ita. sindrome respiratoria acuta grave ;
  • label_importantsíndrome respiratória aguda grave por coronavírus
    síndrome respiratória aguda grave por coronavírus n. f.

    Coronavírus que causa doença respiratória infecciosa, primeiramente detectado na China, no fim de 2002, infectando a população humana com morbimortalidade significativa (adapt.Doc.S.MS.Br).

    Em seres humanos, os coronavírus causam a síndrome respiratória aguda grave (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS, do inglês Middle East Respiratory Syndrome) (Doc.S.MS.Br).

    Ing. severe acute respiratory syndrome ; Ita. sindrome respiratoria acuta grave ;
    ▶ CoV; MERS-CoV; nCoV; coronavírus; síndrome gripal ; síndrome respiratória aguda grave; Síndrome Respiratória do Oriente Médio; síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2
  • label_importantsíndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2
    síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 n. f.

    Coronavírus que causa doença respiratória infecciosa, detectado na China, no fim de 2019, infectando a população humana com morbimortalidade significativa (adapt.Doc.S.MS.Br).

    SARSCoV-2 é o nome oficial dado ao novo coronavírus, que significa "severe acute respiratory syndrome coronavirus 2" (síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2) (Doc.S.MS.Br).

    Ing. severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 ; Ita. sindrome respiratoria acuta grave da coronavirus 2 ;
    ▶ CoV; MERS-CoV; nCoV; coronavírus; síndrome gripal ; síndrome respiratória aguda grave; Síndrome Respiratória do Oriente Médio

    *A OMS padronizou a nomenclatura em todo o mundo da seguinte maneira: Doença: doença de coronavírus (COVID-19); Vírus: síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2).

  • label_importantSíndrome Respiratória do Oriente Médio
    Síndrome Respiratória do Oriente Médio n. f.

    Coronavírus que causa doença respiratória infecciosa, detectado no Oriente Médio, em 2012, transmitida para a população humana com morbimortalidade significativa (adapt.Doc.S.MS.Br).

    O vírus é classificado como um beta coronavírus do mesmo subgênero da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), porém de outro subtipo (Doc.S.MS.Br).

    Ing. Middle East Respiratory Syndrome ; Ita. sindrome respiratoria mediorientale da coronavirus ;
    ▶ CoV; MERS-CoV; nCoV; coronavírus; síndrome gripal; síndrome respiratória aguda grave; síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2

    *Segundo Informe Técnico - MERS-CoV (Novo Coronavírus) a fonte de infecção é desconhecida, porém existe a probabilidade de haver um reservatório animal. Além de em humanos, o MERSCoV foi isolado de camelos no Catar, Egito e Arábia Saudita e de morcegos na .

  • label_importantsintoma
    sintoma n. m.

    Manifestação apresentada pelo corpo humano, provocada por doença, que auxilia no processo de diagnóstico clínico quando descrita pelo paciente (adapt.S.DM.Br).

    Os sintomas do novo coronavírus são principalmente respiratórios, muito similares aos de um resfriado comum (Not.S.MV.Br).

    Ing. symptom ; Ita. sintomo ;

    *Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

  • label_importantsurto
    surto n. m.

    Ocorrência repentina de aumento de número de casos epidemiologicamente relacionados em determinada região.

    Ontem (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de coronavírus como uma pandemia (Not.Ebc.Br).

    Ing. outbreak ; Ita. focolaio ;
  • label_importantswab
    swab n. m.

    Empréstimo da língua inglesa para haste flexível estéril.

    Deverá ser coletado uma amostra de secreção respiratória, seguindo o mesmo protocolo de influenza, ou seja, utilizando o swab combinado naso-orofaringe ou aspirado de nasofaringe (bronquinho) até o 7º dia de início dos sintomas (Doc.S. SecSP. Br).

    Ing. swab ; Ita. swab ;